Sobre o blog

Pow, já há algum tempo que eu estava pensando em montar um blog. minha dúvida era sempre em como começar (rsrsrs). Na noite passada (25/03/2011) resolvi encarar essa parada.



Primeiro fiquei pensando sobre o que iria falar? o que faria primeiro? falo sobre mim? Tentei organizar minhas ideias, e tive muita dificuldade, pois tinhas muitas ideias incompatíveis umas com as outras.



Tipo, algo que me preocupa também é saber pra quem eu irei falar! é por que eu tenho facilidade de me adaptar a vários ambientes, de várias idades e tal, mas aqui não sei se rola isso! Então pedi ajuda a alguns amigos (como é bom ter amigos rsrsr) que estavam on, e eles me ajudaram bastante. Dei uma olhada em alguns blogs maneiros e bem atuais e parti para a ação!!



Bom, então inicialmente a ideia do blog é falar sobre comportamento, estilo, música, enterterimento e qualquer outra coisa que possa ser comentada por mim aqui. Mas pow, a participação da galera é essencial para o funcionamento do blog. Quero ver a opinião de todos, se possível que role até debates (rsrsrsrs isso sempre faz alguem ficar bolado, mas vamos tentar!).



Então é isso ae! espero agradar a muitos, sei que a todos é uma tarefa quase impossível! mas, desejo que esse blog seja atual e divertido, e principalmente inteligente e com conteúdo! sem esquecer do estilo (yeah!). então é isso! sejam bem vindos ao meu blog! bjos e abraços!!!

domingo, 27 de março de 2011

Estilo Punk




Hey ho let's go! God save the Queen! Nascia assim em meados dos anos 70, nos EUA e Reino Unido, uns dos estilos mais impactantes do Rock. Combatendo a hierarquia e o modo de vida da sociedade da época e também trazendo uma música mais simples e acessível, no melhor estilo faça você mesmo, O PUNK ROCK encarava os padrões da sociedade e quebrava paradigmas da música! agradecemos a estes loucos até hoje por tudo isso! já que os beneficios desse movimento são sentidos até hoje, inclusive aqui no Brasil.

Vou ressaltar 3 características marcantes do Punk Rock: A música, o visual e a ideologia. A música como já mencionado, quebrou alguns padrões da época. justamente por ser uma música simples, com poucos acordes, sem muita técnica e frescura. Até então as músicas eram super, ultra, mega elaboradas (pq será que mega é maior que super?? rsrsrs), não tinha espaço para quem era mais ou menos, só os melhores músicos tinham espaço. não que seja ruim bons músicos, mas de certa forma a música se tornava elitizada e excluía uma galera super talentosa só pelo fato deles não ficarem o dia inteiro treinando que nem loucos (talvez por isso tinham tempo para pensar e refletir sobre a sociedade rsrs). bom então se pode dizer que: a música punk é simples, barulhenta e cheia de atitude!

O Visual tem algumas características peculiares de cada época. Claro, um estilo que já vai fazer 40 anos tem o direito de mudar de vez em quando! Nos anos 70 o visual tinha muito couro. calça jeans skiny (não foi o Restart que inventou calça skiny por favor né!!), camisetas e jaquetas ou coletes de couro (as vezes até as calças eram de couro). entre os acessórios estavam: Bottons, correntes, cintos com tachinha, etc. Nos pés estavam botas e tênis all stars. (ver sexy pistols, ramones, entre outros)

Nos anos 80, uma serie de subgeneros do punk apareceram, dos mais modistas e fúteis, até os mais radicais e fanáticos (digo fanáticos por que quando uma ideologia supera o bom senso se torna algo como uma religião). Surgem então os moicanos coloridos e um visual mais agressivo, com muitas tachinas, spikers, tudo isso misturado ao jeans rasgado e ao couro, dava uma rica sensação visual, para não dizer poluição. Nos pés botas, cuturnos, o all star era só para os modistas rsrs! (ver penny wise, anarcopunk, newave, etc)

Nos anos 90 surgem os chamados pop punk, com visuais mais despojados, mas por incrível que pareça considero-os mais próximos do punk tradicional dos anos 70 do que a geração anterior. bermudões, camisetas estampadas, calça jeans, all star, um estilo mais básico. (ver blink 182, green day, MXPX, Offspring) de 2000 pra cá, o uso de calça skiny, de coletes (dessa vez com outros tecidos mais leves), entre outros acessórios voltaram a ser usados no visual punk, com a influencia do emocore o xadrez e as listras passaram a fazer parte do visual. contudo há os que não consideram essas características como sendo punk!

Agora, sobre a Ideologia punk, talvez seja a parte mais profunda desse movimento. O Anarquismo (doutrina ideológica que prega a inexistência de hierarquias), é a base do pensamento punk. Partindo da primícia de que todos são iguais e que por isso não deve haver alguem que dite as regras, que esteja acima dos demais, seja no campo político, religioso, trabalhista, entre outros. Como toda doutrina tem seu lado bom e seu lado ruim. O "Faça você mesmo" também se enquadra dentro da ideologia punk. Isso revolucionou a musica, pois apareceram diversos artistas que não teriam oportunidade antes por não serem tão bons quanto os monstros da música americana , "bom" aqui está no sentido da qualidade técnica, contudo a música é uma arte, e arte não precisa de técnica a todo instante, mas tem na inspiração um dos pontos primordiais, e isso eles tinham de sobra. resumindo então podemos dizer que a ideologia punk tem como pilares a liberdade e a simplicidade, não podemos esquecer também da Atitude, muitas vezes confundida com falta de respeito não podemos negar, mas na essência a ideologia punk trás coisas muito boas.

nos anos 70 as letras punk criticavam a hierarquia, a sociedade, a hipocrisia, eram protestos mesmo, nos anos 80 a música punk teve duas vertente uma radical e agressiva que abusava de suas ideologias, e outra muito pop, os chamados newave, que já não protestavam como antes. Nos anos 90 o pop Punk resgatou o senso de humor dos punk tradicional dos anos 70, porém não haviam mais tantos protestos em suas letras e sim coisas como masturbação, garotas, zoação, talvez uma forma mais irônica de cutucar a sociedade legalista, essa galera dessa época já cresceu e hoje são trintões ou quarentões, amadureceram e resgataram mais ainda do inconformismo punk em relação aos padrões imbecis da sociedade, veja, o álbum "American Idiot" do Green Day retrato o que eu estou falando. Hoje, embora ainda tenham os punks modistas e tal, algo muito legal que a parece é a mistura de elementos de diversas gerações do punk, tanto na música, quanto no visual, quanto na ideologia que se mistura com outras mais atuais. então é isso, espero ter apresentado de forma satisfatória o Punk pra todos vocês! Eh isso ae!!

6 comentários:

  1. Legal seu blog,só não gostei dessa aí de enfermeira,agh detesto fantasias de enfermeiras é um desrespeito a classe

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs ok ok a foto eh soh ilustrativa para demonstrar a mudança do punk revoltado que protestava nos anos 70 e 80 para o punk irreverente e pervertido dos anos 90 rsrs

    mas ta registrada sua queixa !

    ResponderExcluir
  3. Cara muito maneiro o artigo apesar de não gostar muito do estilo da música acho muito interesante as críticas feitas pelo movimento acho bem construtivo o fato deles criticarem o "modo de agir e pensar" da sociedade, em grande parte concordo.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha parado para pensar com funcionou e funciona o estilo Punk.
    Gostei do Texto. E acredito que vá agradar a muitas outras pessoas. Vou divulga-lo para alguns amigos meus que acredito que irão gostar.
    Vai atualizar aqui diariamente ou semanalmente?
    Beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gostei das informações Marquinhos! não conhecia o estilo e origem dos punks direito. bju

    ResponderExcluir